18/101. Pokot (2017)

101 Filmes com Jade
2 min readDec 3, 2022

Nota: 🐗🐗🐗
Dir.: Agnieszka Holland

Janina Duszejko é uma senhora reclusa que leciona inglês para crianças numa pequena vila polonesa, onde há uma forte cultura de caça. Quando suas cadelas desaparecem, Duszejko cansa de procurá-las, sem nenhuma pista.

Quando seu vizinho morre engasgado com o osso de uma corça recém-caçada, Duszejko crê que os animais estão empregando uma vendeta contra os humanos. Conforme mais caçadores morrem misteriosamente, Duszeijko leva o caso à polícia, mas ninguém dá muita bola para a velhinha maluca da cidade.

A polonesa Agnieszka Mandat no papel central

Ao longo do filme, a professora astróloga faz amigos e aliados, que ficam do seu lado e lhe dão suporte, talvez entendendo que ela esteja num longo processo de luto, o que a leva numa cruzada contra o costume de caça local.

Pokot é adaptado do livro “Sobre os Ossos dos Mortos”, da autora Olga Tokarczuk, que também assina o roteiro do filme. Por isso talvez mantenha bastante fidelidade aos temas ambientalistas. Isto é relevante porque, infelizmente, caso você não tenha lido o livro, pode se perder com facilidade, já que há muitas personagens com pouco desenvolvimento, e quem elas são, e como/quando/onde/por que morrem, é relevante para a história.

Janina conhece um entomólogo pesquisando a vida local

O filme tem uma fotografia belíssima, especialmente capturando as paisagens naturais e a vida animal, com transições interessantes e um arco intrigante. No entanto, sofre de um problema de direção que torna a experiência um pouco insossa.

Algumas decisões de enquadramento estranhas, momentos flagrantemente mal-executados e um roteiro pouco coeso não contribuem positivamente. Apesar dos cenários e personagens cheios de detalhes divertidos, e um ritmo nunca entediante; a história se entrega rápido demais, reduzindo o impacto emocional.

Ainda assim, tratando-se de um filme polonês, com convenções próprias, pode ser interessante para os que gostam de se aventurar em produções fora do eixo hollywoodiano.

Ah, cuidado com as raposas. 🦉

Segue a gente no Insta! ~> @101filmescomjade

--

--

101 Filmes com Jade

Dois amigos a um Brasil de distância que decidiram ver um monte de filme junto / Two friends in opposite sides of Brazil who decided to watch a lotta films 🦉🐋