17/101. The Father (2020)
Nota: 👴🏻👴🏻👴🏻👴🏻👴🏻
Dir.: Florian Zeller
Não há pra que poupar palavras: esta obra-prima sensível e tremendamente angustiante é de partir o coração. E definitivamente o campeão moral do Oscar 2021.
O próprio formato da narrativa é alienígena à nossa percepção, de forma que estamos constantemente hipnotizados pela tela, enquanto Anne tenta resolver a própria vida ao mesmo tempo que cuida de seu pai, Anthony, que começa a desenvolver sintomas de demência.
O retrato de toda essa dor é tremendamente verossímil e fiel à realidade, de sorte que transcende a condição fílmica direto para as nossas sensibilidades empáticas — sem forçar melodrama nenhuma vez. Não é à toa, dado que o roteiro deriva da experiência pessoal do diretor.
Olivia Colman brilha em cada sequência, embora seja impossível roubar a cena de Anthony Hopkins, aos 81 anos, em uma das performances mais extraordinárias de sua longa carreira.
A edição e a trilha sonora são soberbas.
Todos que já passaram por esse tipo de situação se identificarão de pronto; e os que ainda não a conhecem podem vislumbrar brevemente uma amarga possibilidade do futuro.
Talvez eu não tenha empregado adjetivos suficientes, então reitero apenas: este é um dos melhores filmes da década, e um monumento cinematográfico para as gerações. 🦉
Segue a gente no Insta! ~> @101filmescomjade