10/101. Nomadland (2020)

101 Filmes com Jade
2 min readMar 8, 2021

Nota: 🚐🚐🚐
Dir.: Chloé Zhao

Somos uma página simples, sabe? Vemos Frances McDormand, já assistimos.

A despeito, porém, de uma performance poderosa, que elevaria qualquer filme, Nomadland tem os primeiros trinta minutos mais intensos e emocionalmente envolventes para, então… nunca decolar.

A sempre brilhante Frances McDormand como Fern

Fern (McDormand) é uma viúva que perdeu tudo na grande recessão de 2008. Vagueou de empreguinho em empreguinho, de professora substituta de literatura a empacotadora da Amazon. Sozinha, sem família, aos sessenta, sua vida é solitária e miserável ao ponto de morar numa van — o que tem de mais próximo para chamar de lar.

Nisso, ela descobre que existe toda uma comunidade de “moradores de carros”, que promovem encontros, se apoiam mutuamente e vagueiam pelo país em busca de viver de momentos, em oposição a construir um patrimônio.

E eis que o filme começa a perder tração. Após um primeiro encontro de arrepiar a epiderme, com direito a discursos inflamados sobre a precariedade da classe trabalhadora, depoimentos reais de nômades interpretando a si mesmos, socialização de bens e conhecimento, e belas canções à luz da fogueira; Nomadland envereda por um ciclo vicioso e cansativo, que retrata com amargura a dureza dessa vida na estrada, uma imagem brutal da realidade do capitalismo tardio — mas não parece ter a coragem de tocar a curva da crítica sequer tangencialmente.

O filme conta com belíssimos planos amplos dos acampamentos e encontros de nômades

É um filme bonito (apesar de doloroso), e muito bem dirigido, mas cujo arco não implica em redenção ou catarse que interesse a qualquer um senão a própria personagem. É difícil de empatizar, uma vez que nós (a esmagadora maioria do público) nunca experimentamos tal nível de pobreza. E aqueles que experimentaram provavelmente nunca terão uma chance de assisti-lo.

Falando do status quo pelas costas, mas sem se atrever a desafiá-lo, Nomadland infelizmente engata a segunda marcha só para ficar sem combustível no meio do caminho. 🦉

Siga-nos no Instagram! ~> @101filmescomjade

--

--

101 Filmes com Jade

Dois amigos a um Brasil de distância que decidiram ver um monte de filme junto / Two friends in opposite sides of Brazil who decided to watch a lotta films 🦉🐋