09/101. Promising Young Woman (2020)

101 Filmes com Jade
2 min readMar 2, 2021

Nota: 👄½
Dir.: Emerald Fennell

Exceto pela boa edição, atuações competentes e uma bela direção de arte; assim como a protagonista, este filme não passa de promissor. Tem um bom argumento, mas muito mal executado.

O título do livro diz muito sobre o roteiro

E, vem cá, talvez este seja um problema do subgênero “vingança feminina” como um todo. Que me desculpem os fãs, mas é angustiante perceber como a maioria desses filmes aborda violência de gênero, abusos e traumas sob a ótica de personagens mal construídas, o que termina sendo um desfavor à causa; uma alienação daquilo que pretende criticar.

Com exceção de Shoshanna, a Noiva e, talvez, Lady Vingança, essas personagens geralmente beiram a insanidade e têm um senso de justiça tão deturpado que pouco despertam empatia real no público. Suas motivações são deslegitimadas em vista de uma obsessão (leia-se: “roteiro raso”) que vai se tornando progressivamente sem sentido à medida em que a narrativa avança.

Carey Mulligan como Cassandra

Nesta iteração, Cassie (Carey Mulligan) era uma estudante de Medicina com um futuro promissor, mas acaba abandonando a carreira depois que sua melhor amiga é abusada por um grupo de garotos da faculdade. Após essa experiência traumática, ela mantém uma vida dupla, trabalhando num café durante o dia e saindo para “caçadas” à noite. No estilo “loba em pele de cordeiro”, Cassie finge estar bêbada, quase inconsciente, para atrair homens que tentam tirar proveito do seu suposto estado de vulnerabilidade, e então… ela “se vinga”.

Ryan (Bo Burnham) é de longe a melhor coisa do filme

Promising Young Woman é irresponsável ao ponto de criar uma atmosfera de simpatia para com os homens dos quais Cassie deseja se vingar. E se a intenção era nos deixar em um dilema moral, falhou. Se era explorar uma pegada de humor ácido, não foi nada bem.

Lamento dizer que o ponto mais alto é ouvir Toxic no violino. Não fosse o compromisso de escrever sobre, isso seria exata e somente o que gostaria de dizer acerca do filme. 🐋

Siga-nos no Instagram! ~> @101filmescomjade

--

--

101 Filmes com Jade

Dois amigos a um Brasil de distância que decidiram ver um monte de filme junto / Two friends in opposite sides of Brazil who decided to watch a lotta films 🦉🐋