08/101. À Sombra do Medo (2016)

101 Filmes com Jade
2 min readFeb 27, 2021

Nota: 🧣🧣🧣🧣
Dir.: Babak Anvari

Onde existe medo e ansiedade, o vento sopra.

Mencionar cinema iraniano soa quase como um atestado de cinefilia: “é cult”. Talvez porque os filmes possuam uma linguagem e ritmo muito específicos, e não são facilmente acessíveis. Mas se há um filme iraniano que pode agradar diferentes públicos, esse filme é Under the Shadow (2016).

Shideh (Narges Rashidi) assiste à porta, temendo por sua filha.

O longa se passa nos anos pós-Revolução Iraniana, no epicentro do conflito Irã-Iraque; mas não precisa ser profundo conhecedor do assunto para perceber como o horror da guerra invade o cotidiano das personagens.

Devido ao regime teocrático recém-instaurado, Shideh (Narges Rashidi) é uma jovem mãe impedida de seguir seu sonho: cursar Medicina. Então, passa a ser coibida à administração da casa e cuidado da filha; enquanto o esposo, médico, é enviado ao front de batalha. Sozinhas, mãe e filha se veem atormentadas por eventos inexplicáveis que as fazem duvidar da própria realidade, e acreditar na presença de jinns, criaturas que conferem ao filme um ar sombrio e sobrenatural único.

Mãe e filha se escondem na base do prédio devido aos bombardeios.

Medo e ansiedade crescem exponencialmente junto à sensação de perda de controle sobre a própria vida, que amarga a mulher antes independente. As abruptas mudanças no panorama político e a guerra lá fora penetram gradativamente a intimidade do lar, causando profundas rachaduras, tanto literal quanto sutilmente.

É fácil encontrar Under the Shadow listado sob o subgênero post-horror em redes sociais e críticas. O “post” regularmente denota certo “refinamento” na forma de explorar o desconforto no público, o que é questionável, mas isto é assunto para outro dia. O fato é que, neste filme, até o bom e velho jumpscare foge ao costumeiro. Mas seu ponto alto é a claustrofóbica e atraente percepção de que, como dito por um diretor iraniano favorito, Kiarostami: “Nada é real, mas o todo sugere uma verdade”, e é esta verdade imprecisa que tanto nos assombra.

Ah, tem na Netflix! 🐋

Segue a gente no Instagram! ~> @101filmescomjade

--

--

101 Filmes com Jade

Dois amigos a um Brasil de distância que decidiram ver um monte de filme junto / Two friends in opposite sides of Brazil who decided to watch a lotta films 🦉🐋